O que está em alta

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Tontura

Sensação de desequilíbrio, desorientação que pode ser causada por labirintite, fatores emocionais, desidratação, alterações na pressão arterial alta ou baixa, hipoglicemia (açúcar baixo).
Sintoma que pode indicar alterações neurológicas, vasculares ou do metabolismo.

Uma delas é a sensação ao se levantar muito rapidamente, onde pode gerar escurecimento da visão e queda da pressão, um estado de quase desmaio. Pode indicar problemas na circulação sanguínea no cérebro, causados por doenças cardiovasculares ou apenas pelo mecanismo de postura e também pode ser uma reclamação relacionada ao desequilíbrio.

Disfunção no equilíbrio faz com que a pessoa fique cambaleando ou tenha dificuldades em andar em linha reta, relacionadas em doenças neurológicas.

tontura não costuma ser um sintoma de risco imediato e não costuma estar associada com outras condições graves. Porém em casos persistentes, pode estar relacionado a problemas de saúde mais complexos.

SINTOMAS:
Pode vir acompanhada de náuseas, enjoos, desmaios, fraqueza nas pernas e dificuldade para caminhar. 

FATORES DE RISCO:
Estresse, privação de sono, consumo excessivo de cafeína, ingestão de alimentos com muito açúcar, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.
 
PREVENÇÃO:
* Sempre manter o corpo hidratado; bebendo bastante água.
* Ter uma alimentação equilibrada e evitando longos períodos sem comer.
* Trabalhar o corpo; caminhada, exercícios físicos e alongamentos diariamente.
 
AUTO-MASSAGEM: O ponto localizado fica entre as sobrancelhas e inicio do nariz (ponto extra fora dos meridianos); para estimular o ponto deve-se beliscar em movimentos circulares, fazendo uma pressão moderada na região por alguns minutos; depois tomar um pouco de água que ajudará a eliminar toxinas do corpo.
 
Procurar um massagista qualificado com um estudo bastante aprofundado para fazer os ajustes necessários e corretos.
 
IMPORTANTE:
O tratamento deve ser feito e orientado por um médico onde
ele avaliará o quadro e se necessário encaminhará para um especialista, como otorrinolaringologista ou neurologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário