É um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo. Essa estrutura está relacionada com memória, inteligência e emoções.
Ambos os lados, racional e emocional, devem manter um equilíbrio para que a nossa saúde física e mental seja adequada.
Existe uma parte da nossa “massa cinzenta” que pode ser chamada de cérebro emocional onde as reações que dão origem aos nossos sentimentos ocorrem.
Já a outra parte, chamada cérebro racional, é responsável pelo nosso senso crítico e capacidade de análise. Mesmo quando você pensa que está agindo somente com a “razão”, suas emoções estão atuando. Sem elas, seria impossível tomar qualquer decisão.
Na parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico.
As nossas emoções estão diretamente ligadas à memória. É daí que surge o medo quando somos expostos a situações que nos fazem recordar traumas do passado
Sentimentos como o amor, por exemplo, fazem o cérebro liberar substâncias que dão a sensação de bem-estar geral. Já a inveja e a tristeza trazem dor e sofrimento.
As formas de se expressar é que são diferentes; nossas reações não estão relacionadas às situações ou a outras pessoas, mas sim à forma de lidarmos com as nossas emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário