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sábado, 1 de dezembro de 2018

Tensão muscular


A tensão muscular é o mecanismo de proteção do corpo em situações de perigo. O cérebro manda o corpo ficar preparado, em estado de fuga ou luta, e a tensão faz com que o músculo não se machuque ao entrar em ação.

Quando acumulamos problemas e não conseguimos relaxar a mente o corpo também não relaxa, o que deveria acontecer naturalmente, e este excesso de tensão que deixa os músculos doloridos.

A tensão muscular pode aparecer por estresse físico e emocional. 
Portanto, tudo começa quando o nível de estresse e ansiedade aumentam e o corpo recebe mais hormônios que afetam diretamente os músculos, causando a tensão muscular. 

Além das dores musculares,causa dores de cabeça,dores abdominais,queda de cabelo, alterações no sistema gastrointestinal,alterações hormonais,dores nas costas,insônia, ansiedade,pressão alta,depressão,distúrbios alimentares,problemas cardiovasculares e obesidade.

Esta situação está se tornando uma realidade comum para várias pessoas. A tensão muscular, geralmente começa na cabeça seguido de pequenas contrações no pescoço.

Sensação de cansaço, dor no peito, nas costas e sensação de sufoco, ficar sentada incomoda, ficar em pé cansa e tudo dói.
 
A circulação sanguínea acaba recebendo menos oxigênio e nutrientes, refletindo na sensação de fadiga acompanhada de fortes dores.
 
Dicas para combater o estresse e a ansiedade:
 - Exercite a respiração profunda
 - Pratique atividade física (caminhada / alongamento).


A massagem facilita o processo de relaxamento dos músculos de várias maneiras, como: melhora a circulação e a distribuição do sangue, porque o calor provocado pela fricção dilata os vasos. O músculo fica mais bem nutrido e relaxado.

Também estimula receptores espalhados pelo corpo, que reagem à temperatura, à pressão e ao toque. Estes estímulos são enviados ao cérebro, que responde com um comando para que os músculos relaxem.

Uma massagem permite equilibrar o estado corporal, mental e emocional e ainda ajudar a eliminar dores e tensões musculares.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Alimentação Saudável

A prevenção de muitas doenças e enfermidades do corpo está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e cereais integrais.

É recomendado incluir mais fibras na alimentação diária, importante para o equilíbrio de seu organismo e fundamental para prevenir vários tipos de doenças.

As fibras no intestino ajudam a “limpeza” de substâncias que são consideradas agentes promotores do câncer, por auxiliar de maneira muito eficiente na eliminação das fezes.

Os antioxidantes estão nas frutas, verduras e legumes:                                              
* Os antioxidantes são substâncias que evitam deletéria (capaz de prejudicar a saúde) dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer.
* Contribuem para prevenir problemas como: envelhecimento, doenças cardiovasculares, aterosclerose, câncer, doença de Alzheimer e doenças pulmonares. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante e regular a quantidade dos radicais livres no organismo.
* Radicais livres são substancias formadas naturalmente pelo corpo.Eles são necessários em algumas funções como na geração de energia. na fertilização do óvulo e em mecanismos de defesa contra infecções. O grande problema é que eles podem desestabilizar as células saudáveis e trazer complicações como a perda de funções e a criação de mutações no DNA.

- Vitamina A: encontrada nos alimentos alaranjados, amarelos e vermelhos.
- Vitamina C: encontrado nas frutas cítricas.
- Vitamina E: encontrado nos óleos vegetais, grãos e nozes.
- Zinco: mineral encontrado nas castanhas.
- Selênio: mineral presente nas carnes, leite, nozes e castanhas.


A alimentação adequada é essencial para manter o bom equilíbrio do organismo e um estilo de vida muito mais saudável.
Um prato saudável é composto:
50% vegetais crus e cozidos.
25% carboidratos de preferência integral.
25% proteínas: animal (carne de boi, frango, porco, peixe e ovos), vegetal (feijão, grãos-de-bico, soja ou lentilha).

Dicas:
- Manter uma dieta rica em alimentos de origem vegetal.
- Coma no mínimo, cinco porções de frutas e verduras por dia.
- Beba bastante água.
 
- Sempre que possível, dê preferência a alimentos naturais e integrais.- Se possível inclua em seu cardápio diário: legumes, trigo integral, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, soja, feijões e ervilha.
- Consuma moderadamente, os óleos vegetais saudáveis: óleo canola e azeite de oliva extravirgem.

Source: tuasaude.com; ecycle.com; wickbold.com.br; A,C Camargo Cancer Center

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Shantala


Massagem milenar para bebês é originária do sul da Índia, esta prática faz parte dos afazeres diários das mamães indianas. O médico francês Dr. Fréderick Leboier, foi responsável pela divulgação da prática no ocidente onde batizou com o nome de Shantala (nome da mulher que lhe ensinou a técnica), na Índia não há um nome para este habito.

Se trata de uma troca de energia, contado puro, troca, cumplicidade, olho no olho; conecta mãe e bebê promovendo o vínculo entre eles. Para estreitar ainda mais o vínculo entre pais e bebê é essencial abusar da troca de olhares, da atenção e do carinho, ela não deve ser realizada de forma mecânica.


Seus efeitos são imediatos e a massagem dura em torno de meia hora. O toque afetivo é de fundamental importância para a criança, pois o toque promove equilíbrio físico-mental-emocional, gerando qualidade de vida, reforça o sistema imunológico do bebê e cria um importante vínculo com os pais. 

Massagem:
Acaricie o corpo do bebê suavemente, criando uma sensação suave e ritmada que move delicadamente os pés e as mãos dele.
O local deve estar aquecido e silencioso para que você e o bebê possam relaxar.
Ele deve estar confortável e calmo. O melhor momento para fazer uma massagem no bebê é quando ele está alerta e no intervalo entre as mamadas. A mãe deve estar relaxada na hora do contato. Qualquer sinal de estresse, ansiedade ou estado emocional passa para a criança.

Os toques acontecem nas seguintes regiões:
- Pernas / pés:
Coloque suas mãos na coxa do bebê e deslize até o pé e com movimentos suaves aperte sua pele. Gire os pés em todas as direções, sempre acariciando a parte superior dos dedos até o tornozelo.
- Rosto / pescoço / costas
Acaricie a testa até a nuca, passe delicadamente a ponta dos dedos no pescoço até o quadril, também nas laterais das costas mantendo distância da coluna. 
- Peito
Estenda a palma da mão sobre o coração e parte superior do peito acaricie em movimentos circulares até as coxas. Repita várias vezes alternando as mãos.
- Mãos / braços:
Usando as pontas dos dedos, massageie em movimentos circulares de forma suave a palma e parte superior das mãos. Acaricie os braços começando pelos ombros indo até os punhos.

Benefícios:
Esta técnica para além de criar um importante vínculo com os pais, reforça o sistema imunológico, promove o relaxamento e tranquiliza o bebê. 
Estimula o sistema nervoso central, funcionamento do intestino, tonifica músculos e articulações, ativa circulação sanguínea e atua como um método preventivo de cólicas, insônia (favorecendo o sono) e falta de apetite além de estimular a coordenação motora. 

Obs: Bebês que recebem as massagens tornam-se adultos mais equilibrados.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Bambu massage


Massagem feita com bambu originária do Nepal e foi popularizada pelos franceses.

Essa terapia é uma poderosa ferramenta no processo de emagrecimento, redução de gorduras localizadas, serve também para ajudar a modelar o corpo, também muito comum em nossa sociedade.

O bambu simboliza a flexibilidade e robustez, beleza, leveza e a simplicidade.

Técnica feita com pequenas hastes de bambus de diferentes tamanhos e seu grande diferencial é a intensidade na eliminação das gorduras corporais. 

É usado como terapia auxiliar para diversos tratamentos, levando em conta seus inúmeros benefícios trazidos pela prática.

Os tamanhos dos bambus usados variam para cada parte do corpo, pés, mãos e rosto. As varas de bambus agem como se fossem o prolongamento dos dedos. 

A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras leves para não machucar de forma alguma o cliente.

O efeito circulatório é imediato; a massagem além de ter efeito relaxante, reduz a tensão e o estresse.

Outros benefícios associados à técnica são: melhoria na oxigenação e na nutrição da pele, a capacidade de vasodilatação, promoção de limpeza cutânea, desintoxicação, renovação celular e a tonificação muscular.

Deixa a pele mais flexível, auxilia no tratamento de celulite e de remodelagem da silhueta. 

A bambu terapia não promove riscos e não envolve efeitos colaterais pode ser feita em homens e em mulheres de todas as idades. 


IMPORTANTE:
Evitar receber este tipo de massagem pessoas com problemas de: trombose, diabetes e câncer.