O que está em alta

domingo, 1 de novembro de 2020

Bruxismo

Ação involuntária que faz com que pressione fortemente a mandíbula, alguns também rangem os dentes sem nenhum objetivo funcional. Afeta tanto crianças quanto adultos.

A pressão sobre a mandíbula e os dentes acontece quando as pessoas estão dormindo, concentradas em fazer algo ou estressadas. Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar. 

Essa pressão excessiva pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes e podem ocorrer também problemas ósseos na gengiva e na articulação da mandíbula.

Causas: reflexo de problemas emocionais, transtornos do sono (apneia e roncos), estresse, ansiedade, tensão, raiva, frustração, alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores e até problemas no sistema nervoso. Fatores que no mínimo agravam o problema podendo causar lesões dentárias permanentes se não for tratado.

Em crianças: uma rotina muito agitada ou uma mudança de rotina, como a chegada de um irmão, separação dos pais ou uma mudança de escola, além dos motivos emocionais.

Sintomas: dores de cabeça, dores de ouvidos, distúrbios alimentares, inchaço nas mandíbulas.

Prevenção: evitar bebidas com muito açúcar, café, chá-preto, energéticos antes de dormir, evitar mascar chicletes, comidas pesadas principalmente no jantar, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar. 

Para acalmar a mandíbula, mastigar alimentos duros antes de dormir. Comer uma maçã ou mesmo uma cenoura antes de dormir, é bom especialmente para as crianças. 

Massagem: favorece o relaxamento e reduz os níveis de ansiedade. Massagem na região das mandíbulas, cabeça e pescoço ajudam a tirar a tensão muscular aliviando a dor, além de prevenir e impedir a ocorrência desta enfermidade.

* Auto massagem: Massagear toda a região do maxilar de forma circular para a direita e esquerda com os dedos indicador e médio com uma pressão média. Fazer sempre antes de se deitar, por cerca de 10 minutos.

Importante:

-Se não tratado, o bruxismo pode chegar a desgastar os dentes e até a afetar o osso que sustenta os dentes, destruir o tecido da gengiva e até causar problemas nas articulações da mandíbula.

-Tratamento do bruxismo é feito com a utilização de protetores bucais feitos sob medida para serem utilizadas durante o sono. Com o objetivo relaxar os músculos da mastigação e diminuir o atrito decorrente do ranger dos dentes. 

*O bruxismo é uma condição séria e a melhor maneira de saber o tratamento ideal para cada caso é consultar um especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário