O que está em alta

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Lombalgia

LOMBALGIA
Lombar, região inferior da coluna vertebral que suporta a maior carga do corpo; é uma condição comum que afeta os músculos e os ossos da parte inferior das costas e pode aparecer de repente ou gradualmente ao longo de muitas semanas ou meses.
As causas mais comuns de dor lombar são acidentes, fraturas, cirurgia, trabalho pesado, esportes intensivos, condições médicas (como a artrite e artrose).

A dor lombar é devida ao estiramento de ligamentos ou músculos, causada por problemas musculares, má postura, muito tempo sentado e se levantar de forma errada, movimentos bruscos anormais, sedentarismo, esforços físicos repetitivos, falta de exercícios físicos regulares, fratura.
Uma dor persistente e contínua pode ser devida a uma hérnia de disco ou problemas nas articulações da coluna vertebral.

SINTOMAS:
Os sintomas típicos são dor nas costas, rigidez nas costas, e espasmos musculares nas costas. O tratamento depende da causa da dor.
Pode irradiar para as nádegas e pernas, com sensação de dormência ou formigamento, rigidez muscular, dificuldade de movimentação, inchaço, fraqueza nas pernas, problemas de controle da bexiga e intestino.
** OBS: a cólica renal (cálculo renal) apresenta sintomas que podem ser confundidos com a dor lombar.

FATORES:
Obesidade, estresse, tarefas que se necessita se abaixar com frequência, trabalho pesado, fatores que aumentam o risco de se devolver a enfermidade.

 
PREVENÇÃO:
Alongamento antes de qualquer esporte ou atividade física, exercícios físicos regulares, caminhada, natação, manter um peso saudável.

MASSAGEM:
É uma ferramenta valiosa, segura e eficaz para maioria dos casos de dor e para o tratamento da lombalgia, oferecendo um alívio imediato que vai além da simples redução da dor, promovendo a melhora da circulação sanguínea, o aumento do relaxamento, reduz o estresse a ansiedade, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos, tensão muscular e o bem-estar físico e mental. 

IMPORTANTE:
É fundamental que um profissional da saúde avalie a causa da dor e indique o tratamento mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário