Ocorre devido a um desequilíbrio no processo
natural de renovação óssea, onde a reabsorção de osso antigo é mais rápida do
que a formação de novo osso, aumentando o risco de fraturas no fêmur, pulsos e
coluna vertebral, tornando o tecido ósseo mais frágil;
considerada um estágio anterior á OSTEOPOROSE.
Os ossos estão em permanente processo de renovação. Decompõem e reconstroem constantemente pela ação de três tipos de células: a 1º responsável pela reprodução da matriz óssea que entra na composição de todo o esqueleto; o 2º são células que regulam a quantidade de minerais (cálcio) no tecido ósseo e o 3º são células gigantes que reabsorvem a massa óssea envelhecida para dar lugar a novas. A esse potencial de reconstrução do tecido ósseo, é possível restaurar a forma e a função dos ossos nos casos de lesões ou fraturas.
Não apresenta nenhum sintoma, sendo silenciosa e descoberta em exames de rotina ou quando já evoluiu.
MULHERES: queda na produção do estrogênio, hormônio feminino que contribui para a absorção de cálcio e estabiliza o metabolismo ósseo.
*Alimentação balanceada, rica em cálcio, vitamina D suficiente para repor cálcio necessário para a saúde dos ossos.
*Exposição moderada ao sol no período da manhã ou final da tarde, para garantir a síntese da vitamina D indispensável para a absorção intestinal de cálcio.
*Praticar regularmente alongamentos e exercícios físicos; ajudam a manter a densidade óssea, fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio.
*Consumo de cafeína presente não só no café, mas também em vários tipos de chá, refrigerantes, chocolate e bebidas energéticas, porque interfere na absorção de cálcio pelo organismo.
*Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco; prejudica a saúde dos ossos.
Fazer exames de rotina para identificar a condição precocemente e evitar que ela avance e se agrave.

Nenhum comentário:
Postar um comentário