O que está em alta

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout  ( burn quer dizer queima e out exterior )

Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional e psicológico com sintomas de exaustão extrema, estresse, esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional, pois quase sempre está associado a uma pressão extrema por desempenho.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes.

Pode acontecer quando o profissional  é solicitado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar  não ter capacidades suficientes para os cumprir.
De acordo com relatos; a competitividade acirrada, as cobranças diárias por melhores desempenhos e qualificações os deixam muito estressados e desmotivados, a ponto de se sentirem incapazes mentalmente e fisicamente.
Podendo resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas. 

Sintomas:
Nervosismo, sofrimentos psicológicos, dores musculares, dor de barriga, cansaço excessivo, tonturas, alterações repentinas de humor, baixa autoestima, insônia, dificuldade de concentração, sentimentos de negatividade e insegurança em relação às próprias capacidades, 
falta de energia para manter hábitos saudáveis, falta de ar, dor de cabeça frequente, transpiração, fadiga, alergia, problemas gastrointestinais e pressão alta.

A falta de vontade de sair da cama ou de casa; quando constantes, pode indicar o início da doença. 

Prevenção:
- Mudanças nas condições de trabalho nos hábitos e estilos de vida.
- Descansar com uma boa noite de sono pelo menos 8h diárias.
- Manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social.
- Atividade física e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros; aliviar o estresse e controlar os sintomas. 

Massagem:
A massagem é uma troca de energias; através de fricção, pressão nos pontos. Trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.
Os benefícios são reais e podem ser observados ainda durante a massagem, porém seus benefícios para a saúde são ainda mais evidentes, quando se cria o hábito de receber massagens.





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário