O que está em alta

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Shantala


Massagem milenar para bebês é originária do sul da Índia, esta prática faz parte dos afazeres diários das mamães indianas. O médico francês Dr. Fréderick Leboier, foi responsável pela divulgação da prática no ocidente onde batizou com o nome de Shantala (nome da mulher que lhe ensinou a técnica), na Índia não há um nome para este habito.

Se trata de uma troca de energia, contado puro, troca, cumplicidade, olho no olho; conecta mãe e bebê promovendo o vínculo entre eles. Para estreitar ainda mais o vínculo entre pais e bebê é essencial abusar da troca de olhares, da atenção e do carinho, ela não deve ser realizada de forma mecânica.


Seus efeitos são imediatos e a massagem dura em torno de meia hora. O toque afetivo é de fundamental importância para a criança, pois o toque promove equilíbrio físico-mental-emocional, gerando qualidade de vida, reforça o sistema imunológico do bebê e cria um importante vínculo com os pais. 

Massagem:
Acaricie o corpo do bebê suavemente, criando uma sensação suave e ritmada que move delicadamente os pés e as mãos dele.
O local deve estar aquecido e silencioso para que você e o bebê possam relaxar.
Ele deve estar confortável e calmo. O melhor momento para fazer uma massagem no bebê é quando ele está alerta e no intervalo entre as mamadas. A mãe deve estar relaxada na hora do contato. Qualquer sinal de estresse, ansiedade ou estado emocional passa para a criança.

Os toques acontecem nas seguintes regiões:
- Pernas / pés:
Coloque suas mãos na coxa do bebê e deslize até o pé e com movimentos suaves aperte sua pele. Gire os pés em todas as direções, sempre acariciando a parte superior dos dedos até o tornozelo.
- Rosto / pescoço / costas
Acaricie a testa até a nuca, passe delicadamente a ponta dos dedos no pescoço até o quadril, também nas laterais das costas mantendo distância da coluna. 
- Peito
Estenda a palma da mão sobre o coração e parte superior do peito acaricie em movimentos circulares até as coxas. Repita várias vezes alternando as mãos.
- Mãos / braços:
Usando as pontas dos dedos, massageie em movimentos circulares de forma suave a palma e parte superior das mãos. Acaricie os braços começando pelos ombros indo até os punhos.

Benefícios:
Esta técnica para além de criar um importante vínculo com os pais, reforça o sistema imunológico, promove o relaxamento e tranquiliza o bebê. 
Estimula o sistema nervoso central, funcionamento do intestino, tonifica músculos e articulações, ativa circulação sanguínea e atua como um método preventivo de cólicas, insônia (favorecendo o sono) e falta de apetite além de estimular a coordenação motora. 

Obs: Bebês que recebem as massagens tornam-se adultos mais equilibrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário