Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos.
Vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração, capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas.
A Saúde Mental está relacionada à forma como reagimos às exigências da vida e ao modo como harmonizar nossos desejos, capacidades, ambições, ideias, emoções, pensamentos.
Sendo assim somos capazes de termos relações compensadoras com as pessoas a nossa volta e de encarar as dificuldades.
Cuidar da saúde mental faz bem ao corpo; o organismo inteiro funciona melhor frente aos desafios do cotidiano.
O desequilíbrio mental ocorre diversos prejuízos, abre-se caminho para os transtornos mentais entre eles a depressão que reduz o prazer que a pessoa sente e diminui a capacidade produtiva.
Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros; Aceitar as exigências da vida; Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Dicas:
*Procure se conhecer: o autoconhecimento é a chave para a saúde mental.
*Cuide de si mesmo: dormir e se alimentar bem é fundamental para o corpo e mente, reponha energia de forma adequada.
*Planeje seu dia: criar uma rotina em uma agenda; permitirá administrar melhor seu tempo e adotar um comportamento mais firme e direto. Resultará menos frustração e correria, gerando mais bem-estar aumentando o fôlego para transformar sonhos em projetos.
*Conectar-se: atividades para reduzir o sentimento de solidão e dar sentido a vida, que faça sentir conexão e satisfação. Como: tocar um instrumento, música, dançar, pintura, exercícios e hábitos prazerosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário