O que está em alta

domingo, 1 de outubro de 2023

Cansaço / Exaustão

O cansaço e a exaustão impactam diretamente a saúde mental em diferentes faixas etárias,
provocando desânimo, indisposição e estresse crônicos. Necessário repensar a rotina para não perder a qualidade de vida.

- O cansaço é caracterizado por um esgotamento momentâneo, diretamente relacionado ao esforço realizado ao longo do dia; sendo eliminado de forma simples com boas horas de sono e atividades relaxantes. E o cansaço mental ligado ao nível de preocupação que tem com algumas atividades.

- A exaustão além de ser constante é o esgotamento físico e mental desencadeado por uma rotina desgastante podendo desenvolver para distúrbios psíquicos com a ansiedade e a depressão. Ocorre quando tentamos “esticar” os próprios limites; importante perceber que cada um possui seus limites e não deve se comparar ao outro.

-CANSAÇO EMOCIONAL:

Fruto de longos períodos de estresse acumulado, tanto na vida pessoal, profissional e acadêmica; dificultando a produtividade, concentração e prejudicando a qualidade de vida.

-EXAUSTÃO EMOCIONAL:

Estado de se sentir fisicamente e emocionalmente esgotado; surgi a partir do estresse elevado. Causando problemas de saúde, cansaço extremo, afetando o sistema imunológico, aumentando o risco de doenças cardíacas, metabolismo, perda de memória, insônia, falta de paciência, diminuição do desejo sexual e o bem estar geral.

 

PREVENSÃO:

Restabelecer sua energia e olhar para dentro; envolver-se em atividades não relacionadas a trabalho. Passear, caminhar, fazer exercícios físicos, mais contato com a natureza, conectar-se com amigos, terapias ocupacionais (hobbys, jardinagem, culinária, música e etc...).  

 

O que pode dificultar o processo de quem tem cansaço e exaustão emocional é que a pessoa pode se sentir “cansada demais para fazer o esforço necessário para o exercício, interação social e hobbys”; necessária paciência, esforço e disciplina para melhorar.

É só respeitar os limites de seu corpo e tempos para adaptação.

 

MASSAGEM: Ajuda muito; nosso corpo é muito complexo e cheio de habilidades, mudanças precisam acontecer na parte externa e internamente para se reconectar com o seu interior e descobrir suas potencias.

 

Adotar estas as práticas não significa que não passará por momentos de estresse e ansiedade, mas eles aumentarão sua resiliência e resistência ao cansaço e exaustão emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário