O que está em alta

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Mel / Própolis

As abelhas têm significativa participação na polinização e ajudam no equilíbrio dos ecossistemas, pois
isso favorece a diversidade de plantas e reflete até mesmo na variação genética das espécies.

As abelhas são os principais agentes polinizadores, cumprindo um papel ecossistêmico extremamente importante, pois além de contribuírem com o meio ambiente auxiliando na disseminação das plantas, garantindo a variação, essa diversidade também está relacionada à produção de oxigênio. 

A total extinção das abelhas certamente resultaria na extinção da humanidade, calcula-se que não teríamos mais que cinco anos na Terra, pois haveria completa escassez de alimentos. 

Elas são produtoras de mel, alimento rico em vitaminas como potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, entre outras, tem ação antioxidante e promove a saúde da microbiota intestinal favorecendo a imunidade e a prevenção de doenças. Além de produzir mel, as abelhas também são responsáveis pela produção da própolis. 

Na natureza, algumas árvores produzem uma resina que tem a função de protegê-las de bactérias e fungos. As abelhas coletam essa resina de diferentes plantas e, na colmeia, ela se mistura à cera e a outras substâncias formando o própolis. 

O própolis ajuda a evitar a inflamação e potencializa a ação do sistema imunológico. Tem ação antifúngica e antibactericida, outros processos inflamatórios, reduz os radicais livres, o que contribui no combate ao envelhecimento, anticâncer (inibe o crescimento de células cancerosas e até ajuda a reduzir a extensão de tumores de mama, fígado, próstata, pulmão. 

São três tipos: verde, vermelha e marrom. Sempre procure a versão orgânica é mais segura.

Minha orientação é tomar apenas cinco gotas diariamente; usar uma colher de sopa com um pouco de água e pigar o própolis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário