O que está em alta

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cifose

É o aumento do ângulo de uma das curvaturas fisiológicas da coluna. Ocorre na região do tórax e faz com que a parte superior das costas pareça mais arredondada que o normal: é a famosa “corcunda”.

O ângulo de curvatura ideal se encontra entre 20º e 45º; quando o ângulo da curvatura é aberto ou fechado demais, elas podem causar problemas e pode causar deformidades, dores, rigidez, sensibilidade, danos ao sistema nervoso e aumento da dor nas costas e pode prejudicar a respiração.   

Este problema pode ocorrer em qualquer idade e é causado por um desequilíbrio nos músculos das costas, como muitos outros problemas que afetam esta região. A cifose faz com que os ombros se afrouxem e o pescoço se incline para a frente, por isso ocorre apenas na parte superior das costas. 

As vértebras, ligamentos e até mesmo discos estão numa posição errada, prejudicando a postura, consequência do hábito de se portar de forma inadequada, fazendo uma curvatura com a coluna.

Causas:
Problemas psicológicos, baixa autoestima ou depressão, maus hábitos posturais, falta de condicionamento físico, defeitos congênitos. 

Tratamento: 
Através da atividade física para fortalecimento e alongamento da musculatura e do dorso. 

Prevenção:
Mantenha uma postura ereta quando estiver sentado em pé ou caminhando, evite inclinar-se, evite utilizar mochilas e bolsas pesadas pois podem puxar os músculos e os ligamentos das costas, praticar exercícios físicos regularmente, cuidado ao carregar objetos pesados, escolha muito bem os calçados pois isso ajuda a manter a saúde da coluna vertebral, aumentar a ingestão de leite e alimentos derivados do leite (rica em cálcio e vitamina D) e ter uma dieta balanceada. 

A massagem: ajuda a restaurar a capacidade de trabalho dos músculos, e a restaurar a postura normal; melhora o processo de fornecimento de sangue aos tecidos, o que leva à regeneração da cartilagem, aumento no tom geral do corpo, apoiando a saúde dos órgãos internos e melhorando significativamente a condição do paciente.
A quiropraxia manipula diretamente as articulações e alinha as vértebras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário