O que está em alta

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Mudança brusca e oscilação de temperatura

A variação no clima entre dias frios e quentes tem efeito sobre o organismo que afeta a imunidade, processos alérgicos, respiratórios, problemas cardíacos até na alteração no humor (tristeza e depressão) e também impacta negativamente a saúde mental.

O clima tem efeito profundo sobre nossa saúde e bem estar:

* FRIO: o corpo gasta mais energia para se manter aquecido o que acaba reduzindo a capacidade de defesa do organismo. Dores musculares e nas articulações, ocorre por causa da maneira que o organismo responde ao frio; a necessidade de aquecimento da musculatura provoca a contração que torna algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações limita os movimentos e gerar incômodos. 

* OSCILAÇÃO DE TEMPERATURA: do frio para o quente, o sangue fica mais espesso e as artérias contraídas e a pressão tende a cair; assim é necessário mais esforço para bombear o sangue pelo corpo. 

* ALTERAÇÃO REPENTINA: do quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva (pressão arterial-sintomas pode ser brandos, dores de cabeça, tontura, zumbido). Pessoas com problemas cardíacos. 

No calor suamos para manter uma temperatura interna saudável.

No frio trememos para evitar a hipotermia; resfriar o corpo parece requer mais energia que aquecê-lo.

Temperaturas mais altas ou mais baixas podem afetar nossa capacidade de tomar decisões complexas, isso tem a ver com a regulação da temperatura corporal. 

PREVENÇÃO

Importante sempre manter uma alimentação saudável; com uma alimentação repleta de nutrientes é possível ter um sistema imunológico mais fortalecido e dessa forma ficar menos vulnerável aos efeitos de mudanças bruscas ou oscilações climáticas. 

Uma boa hidratação; incluir frutas, verduras e beber muita água fundamental para aumentar a imunidade. Mesmo não sentindo sede dê pequenos goles de tempos em tempos. 

O choque de temperaturas é uma mudança bastante agressiva para o corpo. Mudanças de ambientes; do quente para o frio e do frio para o quente. Respirar sempre pelo nariz. 

Ambiente ventilado (residência/trabalho/transporte); impedir a circulação de ar favorece a proliferação de vírus, fungos e bactérias. Abrir as janelas por alguns períodos. 

Evite aglomerações pois favorecem a transmissão de doenças pelo ar e pelo contato.

Manter o corpo equilibrado, fazendo exercícios e alongamentos diários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário