Primeiros registros do ato de se banhar individualmente pertencem ao antigo Egito, achavam mais do que limpar o corpo, presumiam que a água purificava a alma.
Tomar banho seja ele quente ou frio, é mais do que uma questão de higiene. O hábito também contribui diretamente para o controle emocional de qualquer pessoa.
Do ponto de vista de energia:
O banho quente aquece o corpo e o banho frio refresca. Mas na medicina tradicional oriental nos diz que todo excesso faz surgir o oposto.
O excesso de banhos quentes leva a fadiga do corpo e a frialdade em vez de tonificá-lo e aquecê-lo (resultado obtidos pelos banhos quentes tomados com moderação).
O excesso de banhos frios leva ao enfraquecimento do corpo por perda importante de energia. Porém, um banho frio rápido seguido de um reaquecimento com fricções permite uma boa estimulação do corpo e do sistema glandular.
- - - - -
**Quando tomamos banho frio, nosso corpo perde calor rapidamente e em uma tentativa de normalizar a temperatura nosso organismo nos faz respirar de forma acelerada, deixando-nos ofegantes.
Esse processo colabora para aumentar a oxigenação do cérebro, o que nos dá a sensação de estarmos totalmente despertos e ativos.
Respeito aos problemas de circulação, por exigir uma resposta rápida das veias, o banho frio acaba estimulando a circulação sanguínea, tornando-se um verdadeiro alívio para quem sofre com dores nas pernas. Muito cuidado com a hipotermia, resultante da rápida perda de calor pelo corpo. Por isso, tente iniciar o banho morno e vá abaixando a temperatura gradativamente.
**Quando tomamos banho quente, a sensação de relaxamento ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, tornando extremamente funcional e revigorante para o fim de um dia de trabalho.
A água quente ainda estimula a abertura dos poros da pele, tanto o calor da água quanto o vapor gerado durante o banho fazem ainda com que eliminemos células mortas, promovendo uma profunda limpeza. Não é correto dizer que quanto mais quente o banho melhor para a saúde. Banhos muito quentes tendem a acelerar o envelhecimento da pele.
* Entre o banho quente e o banho frio, o ideal seria buscar um equilíbrio.
Processo de banho correto:
-A cabeça não deve ser lavada primeiro
-Comece molhando as mãos, na sequência os pés, panturrilha, coxas o abdômen até os ombros.
-Só depois faça sua higienização como de costume.
-Ao terminar seu banho, se enxugue e se troque no banheiro isso previne quanto ao choque término, baixa de sua imunidade e problemas ligados a musculatura e coluna.
Importante:
* Começar o banho com a água mais quente para relaxar e estimular a limpeza da pele e ir abaixando a temperatura gradativamente com isso dando início ao processo de fechamento dos poros, gerando uma barreira de proteção natural da pele.
* Não deve durar mais do que 10 minutos; melhor ainda se for 5 minutos para não ressecar a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário