O que está em alta

sábado, 1 de dezembro de 2018

Tensão muscular


A tensão muscular é o mecanismo de proteção do corpo em situações de perigo. O cérebro manda o corpo ficar preparado, em estado de fuga ou luta, e a tensão faz com que o músculo não se machuque ao entrar em ação.

Quando acumulamos problemas e não conseguimos relaxar a mente o corpo também não relaxa, o que deveria acontecer naturalmente, e este excesso de tensão que deixa os músculos doloridos.

A tensão muscular pode aparecer por estresse físico e emocional. 
Portanto, tudo começa quando o nível de estresse e ansiedade aumentam e o corpo recebe mais hormônios que afetam diretamente os músculos, causando a tensão muscular. 

Além das dores musculares,causa dores de cabeça,dores abdominais,queda de cabelo, alterações no sistema gastrointestinal,alterações hormonais,dores nas costas,insônia, ansiedade,pressão alta,depressão,distúrbios alimentares,problemas cardiovasculares e obesidade.

Esta situação está se tornando uma realidade comum para várias pessoas. A tensão muscular, geralmente começa na cabeça seguido de pequenas contrações no pescoço.

Sensação de cansaço, dor no peito, nas costas e sensação de sufoco, ficar sentada incomoda, ficar em pé cansa e tudo dói.
 
A circulação sanguínea acaba recebendo menos oxigênio e nutrientes, refletindo na sensação de fadiga acompanhada de fortes dores.
 
Dicas para combater o estresse e a ansiedade:
 - Exercite a respiração profunda
 - Pratique atividade física (caminhada / alongamento).


A massagem facilita o processo de relaxamento dos músculos de várias maneiras, como: melhora a circulação e a distribuição do sangue, porque o calor provocado pela fricção dilata os vasos. O músculo fica mais bem nutrido e relaxado.

Também estimula receptores espalhados pelo corpo, que reagem à temperatura, à pressão e ao toque. Estes estímulos são enviados ao cérebro, que responde com um comando para que os músculos relaxem.

Uma massagem permite equilibrar o estado corporal, mental e emocional e ainda ajudar a eliminar dores e tensões musculares.

Um comentário: