O que está em alta

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Insônia

Cansaço persistente, irritação, falta de atenção, sonolência, dores no corpo, queda de rendimento, déficit de concentração e alterações de memória são
resultados de distúrbios do sono.

E as consequências levam até ao risco de doença cardiovascular e depressão.
A insônia é caracterizada pela incapacidade de iniciar ou manter o sono.

Às causas aparecem em diversas circunstâncias em que ocorre um aumento do alerta cerebral durante a noite. Alguns fatores que podem agravar a condição são: ansiedade, estresse, depressão, maus hábitos de sono (ingestão próxima ao horário de dormir de bebidas alcoólicas, cafeína, chás mate, alimentação pesada, prática de exercícios físicos à noite, problemas familiares, econômicos e profissionais). Alterações na respiração e problemas na tireóide também podem fazer parte do problema.

Durante o sono, o organismo sofre um tipo de reset, voltando à condição em que iniciou o dia. Isso inclui o relaxamento muscular, redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos, a consolidação da memória e o controle da temperatura corporal.

MASSAGEM:
É capaz de proporcionar e promover um relaxamento profundo das estruturas corporais e mental; músculos, artérias, tendões, ocasionando um estado propício para o sono; estimula a endorfina e a serotonina que são os hormônios responsáveis pela sensação do prazer e responsável pelo sono profundo e a um estado de tranquilidade.
A massagem também diminui os níveis de “cortisol”, um dos responsáveis pela insônia e estresse entre muitos outros que atormentam o sono reparador. Assim quem recebe uma massagem terá menos cortisol na corrente sanguínea a que provoca um a melhora na qualidade do sono.

Para a saúde, dormir nunca é um desperdício de tempo: é durante um sono de boa qualidade que as vivências são armazenadas em nossa memória, permitindo a atenção e o aprendizado, os hormônios se autorregulam e as células se regeneram e revitalizam. É durante o sono que nosso organismo trabalha para manter seu equilíbrio interno.

OBS: Importante saber diferenciar cada tipo de transtorno do sono, compreender como cada um afeta uma vida; descobrir a causa do transtorno; procurar orientação médica ou por um especialista,
mas o mais recomendado é o tratamento comportamental, inclusive terapias que reensinam o indivíduo a dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário