O que está em alta

domingo, 1 de junho de 2025

Equilíbrio emocional

As emoções têm a função de proteger as pessoas de episódios danosos, fazer com que
vivenciem mais longamente circunstâncias propícias ao seu bem-estar. Alguém equilibrado emocionalmente é aquele que experimenta a emoção apropriada para a situação que está passando.
 

O equilíbrio emocional influencia todos os setores da vida, beneficia a saúde e o bem-estar. “Quem não souber lidar com os contratempos de forma ponderada, irá sofrer as consequências”; estabelecer e manter relacionamentos saudáveis.

Aprimorar e fortalecer o equilíbrio das emoções proporciona controle dos pensamentos, sentimentos e ações que determinam o seu comportamento diante de situações adversas, dando clareza e foco na solução de problemas, buscando melhores alternativas, levando a tomar decisões firmes e diretas com consciência, calma e ponderação.

O desequilibrado emocionalmente sofre com problemas de saúde: má digestão, insônia, dores no corpo provocado por estresse, também alteram a concentração para enfrentar seus problemas e situações, piorando gradativamente o quadro. Tende a ser mais solitário, com baixa autoestima, sempre se cobrando por coisas que não consegue fazer, gerando má qualidade de vida para si mesmo e predisposição à depressão.

Cuidar da saúde mental e emocional é essencial para manter uma visão clara e realista da vida, aprender a reconhecer e a regular nossas emoções, assim podemos evitar que elas distorçam a realidade e influenciem negativamente nossas decisões e relacionamentos.
Entrar em sintonia com as próprias emoções e das pessoas no entorno, sabendo o momento certo de interagir para evitar conflitos.

PREVENÇÃO: 
Atividade física, atividades que promovam o relaxamento e a conexão consigo mesmo e ter uma alimentação equilibrada e dormir bem. Mudar a forma de pensar para mudar a vida, pensamentos positivos atraem positividade.

 MASSAGEM:
Oferece inúmeros benefícios para o sistema emocional; estimulação do sistema nervoso, libera endorfinas (hormônios do bem-estar), reduz a produção de cortisol (hormônio do estresse) e  contribui para um estado mais relaxado, equilibrado, aumentando a qualidade de vida o bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário