O que está em alta

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Bursite

Bursa:
Pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões que age como um amortecedor; protege as articulações contra a inflamação reduzindo a fricção causada pelo atrito mútuo.

Estas bolsas são repletos de líquido (membranas produzem uma proteína e um líquido lubrificante viscoso rico em colágeno) e aliviam a fricção quando ossos e tendões ou músculos entram em atrito.

A maioria das bursas encontra-se nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos. O ombro possui mais bursas do que qualquer outra articulação no corpo.

Bursite:
Fricção entre um osso e um tendão ou músculo que entram em atrito é tão grande que causa o acúmulo excessivo de líquido, levando à inflamação. Isso pode acontecer devido a uma lesão, estresse, envelhecimento, uso repetitivo de determinadas articulações e pressão no osso por um extenso período de tempo, provocando a entrada de líquidos estranhos no saco bursal causa inchaço, a inflamação gera dor. O incômodo é mais intenso ao movimentar a junta ou mesmo ao apalpá-la.

Tratamento:
O objetivo inicial do tratamento é diminuir e, se possível, inibir a dor.
    •  Repouso articular é base principal.
    •  Uso de analgésicos simples e anti-inflamatórios não hormonais são os mais utilizados.
    •  Afastamento de atividades que possam levar ao agravamento da lesão. 
    •  Aplicação de gelo na área afetada.
    •  Imobilização temporária da articulação afetada (talas de plástico – “splints”).

Massagem:
Um aquecimento prévio (alongamento) e cuidar da postura é fundamental. 
-A massagem é capaz de aliviar a tensão e a dor muscular, melhorar a circulação, o sistema imunológico e aumentando a oxigenação do sangue e estimulando o trabalho de nervos ligados a órgãos internos a partir da dilatação dos vasos sanguíneos.
-Outras modalidades de terapia física ajudam na melhora das dores agudas (exercícios específicos e orientados por profissionais capacitados).  

Atenção: 
*Importante que a bursite seja tratada assim que aparecerem os primeiros sintomas, evitando assim complicações.
**Também é recomendado manter uma boa hidratação, já que isso ajuda a manter lubrificadas as articulações do corpo.
***Fazer exercícios de alongamento e pausas em atividades que demandam esforço repetitivo são maneiras de prevenir a bursite.
****Consulte sempre um médico que pode ser capaz de solucionar o problema com antibióticos.

Um comentário: