O que está em alta

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Diálogo

Tem origem na Grécia e pode ser entendida como “o caminho entre as ideias”, ou seja, a arte de dialogar. Como já dizia Platão: “O diálogo é a arte na condução das almas”.
Formado por dois elementos: a fala e a escuta. Para que duas pessoas dialoguem com qualidade.

Processo que procura construir relacionamento entre pessoas para que partilhem experiências, ideias e informações sobre um assunto em comum; processo de comunicação único, pois o foco está no ato de escutar para compreender.

Vivemos tempos onde o diálogo está cada vez mais escasso, e para crescer como pessoas, sociedade, mundo, precisamos ouvir vozes diferentes, pessoas que vivem diferentes realidades.
A pressa torna tudo insuportável, cansativo e acabamos por não compreender os pensamentos dos outros.

Dialogar implica desarmar os esquemas que blindam a chegada das pessoas, também nos proporciona uma sensação de leveza, compreendemos a importância de conversar e dialogar onde falamos de coisas sobre o mundo que nos cerca e o nosso mundo particular ativando mecanismos de interação.

Esses mecanismos fazem as pessoas compreenderem que existe muito mais do que coisas corriqueiras; é um exercício que nos permite enxergar fatos e sentimentos que muitas vezes passam despercebidos.

Somos diferentes, pensamos diferente. Portanto, antes de julgar, dialogue. Antes de ofender, pergunte. Antes de apontar o dedo perceba que você por sua simples experiência humana, também erra; dialogar é o único e mais importante princípio para a transformação.
O diálogo é uma das ferramentas mais utilizadas durante a vida. Para qualquer situação, o ‘vamos conversar’ abre muitas portas e permite incontáveis desfechos. Saber dialogar é uma habilidade incrível, uma alternativa eficaz e um caminho pacificador.

As expressões do corpo acabam falando das alegrias e também das dores. O diálogo jamais deixará de ser utilizado, mesmo que as palavras sejam dispensadas em algumas situações pontuais.

É a única saída por isso ouça, não julgue, não tenha vergonha da sua história, de quem você̂ é. Porque em uma sociedade todos tem o direito de ser quem são. E para crescermos com mais amor e harmonia, com mais igualdade e justiça, perceber o outro é o primeiro passo para sermos livres.

Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos.
Tem o poder de curar. E ela está em falta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário