O que está em alta

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Escoliose


Pode ser causada por fatores hereditários, defeitos congênitos, lesões, surgir em uma idade mais avançada; com frequência no início da adolescência, postura. Geralmente, não é possível identificar a causa.

Curvatura anormal da coluna vertebral em que a coluna fica curvada para os lados, em forma de "C" ou "S". Esse desvio pode fazer com que os quadris e os ombros não fiquem nivelados.

Ocorre mais frequentemente durante o pico de crescimento pouco antes da puberdade; algumas crianças desenvolvem deformidades na coluna que se tornam mais graves à medida que elas crescem.  

A escoliose pode ser facilmente identificada através da simetria do lado esquerdo com o lado direito do corpo.

De frente para o espelho observe se um ombro parece mais alto que o outro ou se o osso palpável na região do quadril não está no mesmo nível dos dois lados.

As complicações da escoliose incluem dor crônica, deficiências respiratórias e diminuição da capacidade de exercício.

O agravamento da escoliose pode acabar causando problemas permanentes, como deformações perceptíveis ou dores crônicas. A escoliose grave pode até mesmo afetar órgãos internos.

Diagnóstico:  feito por meio do exame físico do paciente e confirmado com radiografias panorâmicas da coluna vertebral, que permite avaliar as características da curva, possibilitando entender a causa da doença e o tamanho da deformidade.

Outras causas: maus hábitos de postura, sedentarismo, sobrecarga da coluna vertebral, transportando mochilas ou carrinhos, má distribuição do peso nos dois braços e algumas lesões.

Massagem / Quiropraxia:
- A Quiropraxia atua preventivamente no combate a escoliose, e também como tratamento, que quanto mais cedo for feito, melhor será o resultado. 
Reajustam a coluna impedindo que a curvatura se acentue ainda mais, assim, auxilia na restauração do movimento das articulações, evitando possíveis quadros tensionais e processos inflamatórios.

Importante: 
 - Prevenir a evolução da escoliose e evitar o agravamento da deformidade é observar.
 - Necessário um acompanhamento regular por um médico.
- Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maior é a possibilidade de prevenir uma deformação grave. 

Um comentário: