O que está em alta

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Lipoma


São nódulos pequenos e macios, de crescimento lento e quase sempre indolor, formados por células de tecido adiposo (armazenam gordura e produção de diversas substâncias), que se movimentam como se estivessem soltos debaixo da pele, quando levemente pressionados.

É um tumor benigno composto por células de gordura que se desenvolve sob a pele e que podem surgir em qualquer região do corpo. Geralmente desaparecem espontaneamente e não são cancerígenos; movem-se facilmente ao toque e não causam dor, mas se for doloroso ou incômodo há procedimentos cirúrgicos para remoção.

Existem vários tipos, o mais comum é o superficial subcutâneo, instalada logo abaixo da superfície da pele. Podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas costas, tronco, braços, ombros e pescoço.

O tumor maligno do tecido adiposo se apresenta sob a forma de um único nódulo endurecido, com bordas irregulares, baixa mobilidade. Nódulos de rápido crescimento, de grandes dimensões ou que se alteram ao longo do tempo requerem, por este motivo, atenção médica redobrada.

CAUSAS:
Síndromes genéticas, fatores genéticos, herança genética, obesidade, genética, colesterol alto, diabetes, lesões ou trauma físico, desequilíbrios hormonais, tratamento com injeções de insulina e corticoides, sedentarismo.

PREVENÇÃO:
-Adotar uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais.
-Prática regular de atividade física, ajuda a controlar o peso e potencialmente reduzir o risco de desenvolvimento de lipomas.
- Limitar o consumo de álcool.
- Estilo de vida saudável e fazer exames regulares; pode contribuir para o bem-estar geral.

MASSAGEM:
Ajuda a aliviar o desconforto, melhora a circulação, diminui o inchaço, melhora o fluxo sanguíneo na área afetada, além de diminuir e a normalizar, ajuda na recuperação e no alívio da dor. 
A aplicação da massagem deve ser feita por um profissional qualificado com um estudo bastante aprofundado.

A cura para todas as nossas enfermidades dependerá de nossa fé e acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário