O que está em alta

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Pulso aberto

Pulso aberto é uma expressão utilizada para quando há dores no punho e perde-se a força
em qualquer tarefa tendo dificuldade em realizar atividades que exijam o movimento pelos punhos; o pulso não fica realmente “aberto” como a expressão sugere.

A dor costuma diminuir consideravelmente ou até desaparecer após um período de descanso.

A articulação do punho é uma articulação muito complexa, composta por 10 ossos e numerosos ligamentos e tendões. Que tem de funcionar em conjunto para que consigamos realizar as atividades diárias; o punho tem de estar saudável e funcionante.

Causas

-Esforços intensos, como levantar ou puxar algo muito pesado.

-Tendinites, traumas.

-Desajustes articulares (quando há falta de harmonia entre duas partes móveis do corpo, onde uma possui mais movimento articular que a outra).

-Inflamações no líquido sinovial (líquido que preenche o espaço entre as articulações).

-Síndrome do túnel do carpo (responsável por abrigar o nervo mediano que percorre desde o punho até a mão): consiste na compressão do nervo por inchaço muscular, também pode causar dor e inchaço no local.

Sintomas

Dor no punho constante, mas suportável

Dor articular que se agrava com movimentos

Sensibilidade alterada

Diminuição na força da mão

Inchaço dos punhos

Tratamento

-Para o pulso aberto depende da gravidade do caso.

-Nas lesões mais leves, pode ser necessário apenas fazer repouso, gelo local e tomar medicamentos analgésicos para aliviar a dor. Usar também uma munhequeira para comprimir e acelerar a recuperação em caso de lesão. Mas lembre-se; usar apenas durante o dia. 

-O uso de chás com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios; o gengibre e o alecrim possuem propriedades capazes de diminuir o inchaço, a inflamação e a dor. Após consumir o chá, procure repousar para que o mesmo faça efeito.

Massagem

A massagem deve ser aplicada por um profissional qualificado com um estudo bastante aprofundado.

Exercícios:  Alongamentos para prevenção de lesões no punho

-Manter um dos braços estendidos. Dobrar o punho para baixo com o auxílio da outra mão. Manter por 30 segundos. Repetir o mesmo com a outra mão. 

-Flexione o pulso para trás, usando a outra mão para puxar os dedos para trás e para cima. Fique nesta posição por 30 segundos. Depois faça o mesmo exercício com a outra mão. 

-Aperte as palmas das mãos, uma contra a outra, e levante os cotovelos para fora e para cima, com os braços na frente do seu peito. Sinta o alongamento parte interna do antebraço e fique nesta posição por 30 segundos.

Importante: * procure um médico especialista (em mãos), para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário