O que está em alta

domingo, 1 de janeiro de 2023

Sedentarismo

É a diminuição ou ausência da prática de qualquer tipo de exercício físico regularmente,
caracterizando um gasto calórico reduzido, além de permanecer muito tempo sentado e não ter disposição para realizar atividades simples do dia a dia (caminhada, passeios no parque e etc...), o que tem influência diretamente no bem estar e prejudicial à saúde.

O sedentarismo aumenta o risco de morte e de problemas com o AVC (Acidente Vascular Cerebral); outros fatores como a alimentação desiquilibrada e tabagismo.

A forma mais eficaz para combater a elevação da gordura no sangue e evitar o AVC é realizando atividades físicas e mudando os hábitos. Ao realizar exercícios físicos associados a uma dieta adequada é possível controlar também a hipertensão e o diabetes.

É fundamental cuidar da saúde e bem estar e isso não é tão difícil quanto parece. Uma simples prática de atividade física pode melhorar a qualidade de vida e diminuir os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.

Os exercícios devem ser praticados sempre; nunca é tarde para começar.

As mudanças no corpo começam a ser sentidas após 03 meses de prática regular:

*Melhorando o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, maior flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio, auxilia na manutenção do peso, redução do colesterol, prevenção da depressão, ansiedade, sintomas psicológicos e muito mais.

*Desacelera o processo de envelhecimento e irá trazer muitos benefícios para a saúde.

Comece fazendo atividades que não sejam pesadas e com as quais se identifique. Com o tempo é fundamental continuar aumentando o ritmo, podendo atingir a atividade moderada e depois a rigorosa.

Antes de começar é recomendado realizar uma avaliação médica antes de adotar a prática de exercícios. Importante checar se não possui alguma doença cardíaca.

OBS: a partir dos 30 anos de idade, o corpo começa o processo acelerando “catabolicação” pela idade, ou seja, perdem-se com rapidez, força, flexibilidade e resistência. È um processo natural.

Mude sua forma de pensar para que você mude sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário