O que está em alta

sexta-feira, 1 de março de 2019

Cuidados com a coluna


Um dos principais problemas das crianças são as alterações posturais.
Grande parte dos casos de desvios posturais em adultos tem origem na infância e no fato de seus pais, professores e responsáveis não terem dado a devida importância ao modo como elas se sentavam, caminhavam e mesmo à sua posição enquanto dormiam.

Há inúmeras situações que afetam a coluna:
- Cuidado com as mochilas: peso, sempre apoia-la nos dois ombros dividindo o peso.
- Postura no computador e ao se sentar: manter a coluna ereta e o pescoço reto.
- Ao deitar-se na cama: evitar ficar de bruços. De preferência ficar de lado ou de barriga para cima e ao levantar apoie-se nos braços.

Essas são algumas situações comuns na vida do estudante que se não forem corrigidos podem resultar em lesões e dores na coluna, comprometendo a saúde, a qualidade de vida e ainda provocando alterações posturais.

 Além do sedentarismo da postura e da movimentação incorreta, outros fatores que prejudicam a coluna:
- Posição em pé: sempre com as duas pernas na mesma posição (equilíbrio nas duas pernas), evitar alterna-las.
- Não levantar bruscamente.
- Evite permanecer parado por muito tempo na mesma posição.
- Fumantes sofrem mais frequentemente de lombalgia porque inalam substancias que afetam a circulação sanguínea nos discos intervertebrais. A nicotina enfraquece os ossos aumentando o risco de osteoporose.

Outro fator muito importante é a alta incidência de obesidade em crianças e adolescentes. Causando uma alteração mecânica na formação da coluna vertebral e ainda interferindo na vida.

Alimentar demais a criança seria um mecanismo inconsciente dos pais para suprir a dificuldade em demostrar amor ao filho. Essa associação passa tende a ser mantida na fase adulta quando a pessoa passa a comer muito para aliviar o estresse, depressão e a ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário