O que está em alta

sábado, 1 de outubro de 2022

Ficar muito tempo sentado

Pode levar ao encurtamento muscular porque o corpo adapta a postura sentada que exige menos esforço e menos amplitude de movimentos, com isso sofre desequilíbrios e são geradas descargas erradas nas articulações, ou seja, quando há um músculo encurtado demais, ele leva a compensações e sobrecarregando outros músculos.

Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele também adere à posição o que limita a extensão dos movimentos; as articulações são as regiões mais afetadas.

Ocorre quando o movimento é feito de maneira incorreta, como em uma atividade física sem orientação adequada, ou durante muito tempo passar horas do dia sentado.

O comportamento cada vez mais cômodo, passando horas sentado faz com que a má postura se torne confortável fazendo que o corpo se adapte e descompense certas musculaturas. Devemos ter consciência que seja uma boa postura e um bom equilíbrio para o nosso corpo.

A postura sentada por muito tempo contribui para as alterações dos ângulos do quadril e coluna; as alterações desses ângulos são os principais causadores de dores e lesões degenerativas.

Sentado mais de 06 horas por dia pode reduzir o fluxo de sangue para o cérebro, causando implicações em longo prazo para a saúde cerebral; aumenta a facilidade em ganhar peso, diminuição dos movimentos intestinais resultando em prisão de ventre e produção excessiva de gases.

Outra situação mais grave, quando a crianças e adolescentes estão passando pelo crescimento. Nesta fase o crescimento ósseo pode ocorrer antes do muscular agravando os encurtamentos. (postura nas horas de estudo).

Estamos nos movimentando menos.

Prevenção:

-Exercícios de alongamentos é a chave para solucionar ou amenizar o encurtamento; alongar-se ao se levantar e antes de dormir. Fazem com que o músculo sofra um afastamento de suas fibras, o que gera um aumento de sua elasticidade, ganhando assim maior amplitude de movimento.

- Fazer pequenos intervalos é fundamental. Sempre que puder, faça uma pausa. Seja para tomar um café, ir ao banheiro ou fazer a ginástica laboral, vai evitar que você fique parado por muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário