O que está em alta

sábado, 1 de agosto de 2020

Constipação


Constipação intestinal conhecida como prisão de ventre, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente em evacuar. 


Maior frequência nos pacientes do sexo feminino, apresenta também por uma questão cultural, as mulheres costumam “prender” muito mais o ato da evacuação e são muito mais exigente com relação a utilizarem o banheiro, que tende a piorar com o envelhecimento.

É preciso cultivar o hábito de evacuar todo dia; o melhor período é de manhã.

Causa
Alimentação não balanceada, sedentarismo, consumo de poucas fibras, verduras, frutas e legumes frescos e o consumo de muita carne nos faz ter menos energia vital. 

Isto reduz a pressão que faz circular os humores e funcionar todos os aparelhos do organismo. Assim ocorre uma sequência de disfunções, o estômago não tem energia suficiente para digerir os alimentos; o intestino delgado reduz o ritmo de absorção dos nutrientes; o intestino grosso e o reto não tem pressão suficiente para expelir os resíduos.

Se esses resíduos se acumulam no cólon (é a parte que se continua a partir do intestino delgado e vai até o reto, que é a parte final do intestino), o organismo reabsorve as toxinas afetando primeiro o fígado que produz emoções negativas. Afetando também o sangue que fica cheio de resíduos e toxinas prejudicando as funções dos outros órgãos diminuindo sua capacidade de desempenhar suas funções corretamente.

Toxinas retidas acumuladas no organismo provocam um enrijecimento de todo o organismo. As vezes deixando a pele áspera e também provocando dores nos ombros e em outros locais.

A massagem abdominal ajuda a resolver o problema da prisão de ventre. No início evacuará fezes escuras, isto significa que evacuou as substâncias que estavam presas na parede do intestino há muito tempo. Dando início a massagem antes de ir dormir, ao se levantar e durante a evacuação.

Exercícios
1) Esfregue as mãos até aquecê-las; utilize os dedos médio eu indicador, massageie em movimentos circulares nos pontos indicados. Repita de 03 a 09 vezes. Caso ache ou sinta pontos doloridos ou nós, massageie no sentido horário e anti-horário e novamente esfregue as mãos e aquecidas coloque a palmada mão sobre o ponto dolorido; isso amenizará as dores e irá desatar os nós.
**Durante a evacuação massagear o abdômen; isso ajuda a eliminar mais “bolos” que ainda estejam acumulados.

2) Esfregue as mãos até aquecê-las; massageie de forma circular porém em torno do umbigo, primeiro no sentido horário e depois anti-horário, este exercício aumenta a absorção e dissolve os acúmulos que aderem as paredes do intestino grosso. Depois dê leves batidas com as mãos na região abaixo do umbigo nas laterais (direita/esquerda), isto também ajudará a eliminar excesso de gazes acumulados.


Caso note alguma alteração recente do hábito intestinal, perda de peso não intencional ou presença de sangue nas fezes, procure ajuda médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário