O que está em alta

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Depressão

A depressão é um dos problemas de saúde mental mais comuns no mundo e acompanha a humanidade por toda a sua história; surge em qualquer idade e em qualquer etapa da vida. 

Na mulher o que provoca a depressão são as alterações hormonais, principalmente a diminuição de estrogênios ocorre durante a gravidez, no pós-parto e na menopausa e podem potenciar uma depressão.

A falta de ômega 3 também diminui a capacidade da pessoa controlar as emoções e o humor.

Distúrbio afetivo que afeta o emocional da pessoa, gera uma tristeza profunda e forte sentimento de desesperança, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas.

Também incita alterações fisiológicas no corpo, sendo porta de entrada para outras doenças; apresenta baixas no sistema de imunidade e maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos, dependendo da gravidade, pode desencadear, também, doenças cardiovasculares, como enfarto, AVC e hipertensão.

O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias seguidos, desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer é hora de procurar ajuda.

A massagem ajuda na redução da depressão porque age no hormônio responsável por causar estresse, o cortisol. ( função deste hormônio é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.).

Sessões regulares de massagem ajudam a relaxar o corpo e a mente, eficiente para produzir respostas mediadas por meio do sistema nervoso, da interação com o sistema endócrino e dos sistemas circulatórios além de servir como tratamento para inúmeros outros males.

O toque realizado é capaz de alterar o estado psicológico; a pessoa passa a ter uma nova percepção de sua imagem corporal, o que propicia uma mudança de comportamento muito importante, fundamental para o processo de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário