O que está em alta

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Massagem para animais


A massagem para animais surgiu na década de 1950, pelo americano Jack Meagher (fundador da massagem esportiva eqüina), o precursor da técnica, fez um trabalho revolucionário de massoterapia com cavalos de corrida para recuperar e manter sua capacidade física.

Inicialmente a massagem traz alívio a dor, redução da tensão e sedução do sistema nervoso.
As massagens podem ser realizadas com o objetivo de relaxar o animal, como complemento para tratamentos de problemas comportamentais.

A cura é estimulada pelos efeitos mecânicos e reflexos.
Animais extremamente ansiosos, estressados, medrosos, agressivos, hiperativos e que apresentam dificuldade em ficar sozinhos se beneficiam muito das sessões de massagem. 
O resultado é muito bom em casos de saúde, como dores no corpo e coluna, em cães com dificuldades de caminhar, articulações, circulação sanguínea, comer e com falta de energia. 

Benefícios:
    •  O estímulo da massagem dilata os vasos e permite que o sangue circule melhor, prevenindo doenças cardiovasculares, também estimula a produção e a liberação de hormônios responsáveis pelo relaxamento.
    •  Reforça o vínculo que há entre o animal e dono; a amizade se tornará mais forte, o que será valorizado e recompensado por ele, refletindo no comportamento.
    •  Redução do estresse
    •  Aumento da flexibilidade e movimentação de articulações
    •  Diminuição da dor
    •  Recuperação mais rápida de traumas e cirurgias

Regiões a receber massagem:
    •  musculatura região cervical (pescoço)
    •  musculatura do processo espinhoso (coluna vertebral) 
    •  musculatura do quadril 
    •  ombros, patas
    •  músculos das coxas
    •  músculos da região escapular. 

Massagem: 
-Aqueça sempre as mãos, friccionando uma a outra (aquecer as mãos – energia KI). 
-Inicie quando o animal estiver relaxado, sentado calmamente ou deitado ao seu lado. 
-Pressão das suas mãos de intensidade leve a média com movimentos circulares e repetitivos nas regiões acima descritos.
-Em determinados pontos como na região da cervical (pescoço) e na região da coluna vertebral utilizar os dedos polegar e indicador (como uma pinça) para massagear a musculatura lateral (direita/esquerda).
-Preste atenção ao nível de conforto manifestado por seu animal durante a massagem. 
-Se os músculos se tornam macios sob seus dedos, você está fazendo uma boa massagem. 
-Porém caso o animal se mexa e se afaste, isso significa que você está apertando fundo demais ou não alternados as áreas a serem massageadas e isso enrijece a musculatura.

Massagem simples:
Percorra por todo corpo do animal com as mãos ou com uma escova macia (escovando), do pescoço a cauda e aos membros. Proporciona um relaxamento muscular, alivia as tensões e melhora a circulação.


Importante
* não substitua as consultas de rotina com seu o médico veterinário, as massagens funcionam muito bem como uma terapia complementar.
** Suas massagens devem estar limitadas ao relaxamento do cão, massagens mais profundas você deverá ir a um veterinário para que indique um massagista profissional.
*** Não só com a massagem mas em tudo, faça sempre com o coração. O amor é cura todos os males e enfermidades.

2 comentários: