O que está em alta

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Respiração Profunda

O processo de respiração representa a essência absoluta do ser.

A terapia respiratória foi inspirada em ensinamentos de textos antigos e exaltam a importância do controle da respiração; exigem que você mude ativamente a maneira como respira.

Respirar fundo, mas com lentidão faz com que o oxigênio chegue verdadeiramente até às células e que o nível de CO2 no sangue não baixe. 

A respiração que mais nos beneficia é a RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA: em vez de movimentar o peito para encher os pulmões com mais ar; deixando que o ar com profundidade, deixando que ele entre pelo nariz e chegue completamente nos pulmões, ao elevar a parte inferior do nosso abdômen.

Respirações lentas e profundas aceleram sua jornada a um estado de relaxamento mais completo, ajudando a acalmar a mente mais rápido, ajudando a aliviar sintomas de depressão e ansiedade, melhorando o controle da dor além de contribuir para atenuar a insônia, ajuda a lidar até mesmo com doenças crônicas, promove o relaxamento e bem-estar no corpo; uma pausa para respirar reduz o estresse, aumenta a oxigenação, muda o foco dos sintomas de ansiedade.

Ao estimular repetidamente o nervo vago durante expirações longas, a respiração lenta pode levar o sistema nervoso a um estado de descanso, resultando em mudanças positivas, como diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial.

Respiração rápida e superficial não utiliza a plena capacidade dos pulmões podendo contribuir para uma série de problemas, incluindo ansiedade, depressão, pressão alta, emocional e também para o corpo. Isso porque a oxigenação é indispensável para que o organismo continue funcionando saudavelmente: sem ela, o coração poderia até bombear o sangue, mas este seria ineficiente em manter o corpo funcionando, visto que as células precisam de oxigênio para continuar trabalhando.

Aprender como a respiração afeta seu corpo e sua mente; uma maneira fácil de mudar e reduzir o estresse, nervosismo, aumentando seu foco e energia, ajuda na solução criativa de problemas e diversos benefícios para nossa saúde física e mental.

Compreender as razões pelas quais essas práticas são tão benéficas, fora de seu contexto religioso ou espiritual a encontrar novas maneiras de potencializá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário