É uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos (que ajudam a manter os ossos do
tornozelo juntos) são alongados até se romperem.
Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco, caminhada por uma superfície irregular, pisar errado em uma calçada ou na escada, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora.
Sintomas:
A parte de fora do tornozelo; abaixo e à frente da ponta do osso, apresenta dor e inchaço e geralmente fica roxa, dor intensa, limitação dos movimentos e incapacidade de apoiar o pé e o rápido surgimento de edema/hematoma que surge.
Pronto atendimento:
Até o atendimento, a pessoa deve evitar apoiar o pé e, se possível colocar gelo no local ou compressa fria (reduz a inflamação e alivia a dor). Aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas; enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a pele e mantenha o pé elevado.
Fatores:
Uso de calçados inadequados; chão irregular; falta de equilíbrio e mau preparo físico.
Precauções:
-Treinar o corpo como um todo e fortalecer a articulação do tornozelo ajudam a ter estabilidade articular e prevenir torções graves. (exercícios / alongamentos).
-Não se apresse para voltar à atividade antes da cura completa e até que a amplitude de movimento sem dor seja restaurada. Uma nova lesão pode resultar em dor permanente e em consequências para a saúde e qualidade de vida.
-Se a torção não for bem cuidada, pode ocasionar mudanças no padrão de pisada e consequentemente outras lesões podem ocorrer por falta de estabilidade na articulação.
Recuparação - movimentos / força / equilíbrio:
É fundamental que se preocupe com a recuperação do movimento, da força e do equilíbrio na região lesionada.
-Movimento: comece movimentando o pé para cima e para baixo por dez vezes; de manhã, tarde e noite, durante cinco dias, até que se consiga todo o movimento sem incômodo.
-Força: quando quase todo movimento estiver recuperado, inicie os exercícios de força; afaste os pés deixe-os alinhado com o quadril. Eleve os calcanhares e fique na ponta dos pés. Desça devagar, abaixando o corpo aos poucos.
-Equilíbrio: levante a perna esquerda, flexione o joelho e apoie todo o peso no pé direito, depois troque os membros. Irá fortalecer os seus tornozelos e as suas panturrilhas.
Massagem:
Restaura a força e a função muscular.
A massagem deve ser aplicada por um profissional qualificado com um estudo bastante aprofundado.
Procure um profissional de massagem ou ajuda médica, especialmente se a dor e o inchaço persistirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário