O que está em alta

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Esporão

É um crescimento ósseo extra do osso do calcanhar. Ele pode se formar quando o tecido que reveste a região do pé faz excessiva tração sobre o calcanhar, provocar dores e muitas vezes dificultando a caminhar.

O estresse excessivo nesta região provoca um estiramento, originando fissuras e inflamação. 

Entre as principais causas estão a retração do tendão calcâneo (conhecido como tendão de Aquiles) e pés com a curvatura acentuada, rígidos, pouco flexíveis ou:

pronada (quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, as funções de amortecimento do impacto perdem efetividade e a tração exercida sobre o tendão é desalinhada e não uniforme, sobrecarregando o tendão).
supinação (é o movimento que o pé realiza “para fora” durante o ato de andar; fruto de desalinhamentos no tornozelo ou no joelho sobrecarregando a parte mais lateral do pé.)

Quando existe um esporão, a aplicação de pressão no centro do calcanhar provoca dor.
O principal sintoma é a dor na parte posterior dos pés, especialmente quando o paciente pisa no chão ao levantar-se da cama.

Está mais sujeito à doença quem pratica atividades esportivas de maneira excessiva, como corridas. Quem trabalha por muitas horas de pé e as pessoas com sobrepeso ou obesidade.

O tratamento visa o alívio da dor, assim como a manutenção funcional do pé. A maioria dos esporões do calcâneo (calcanhar) cura sem necessidade de cirurgia. A cirurgia de remoção do esporão somente deve ser realizada quando a dor interferir muito. No entanto, os resultados da cirurgia são imprevisíveis, podendo persistir a dor.

As dores podem ser tratadas com medicações, repouso, exercícios e massagem.
1) Cuidados com os calçados utilizados, evitando sapatos apertados e saltos excessivamente altos ou baixos (rasteirinhas) são muito importantes, pois podem melhorar consideravelmente a saúde dos pés.
2) Controlar o excesso de peso do próprio corpo para reduzir o estresse provocado sobre os pés.
3) Manter atenção à postura quando ficar de pé e andar devagar.
4) Hábitos de vida mais saudáveis.

Auto massagem:
- Exercícios de alongamento do tendão de Aquiles.
- Massagear a planta do pé; utilize uma bola massageadora pequena e a coloque no chão e massageie a planta do pé, pisando na bola e rolando para frente e para trás e nas laterais.

Um comentário: