O que está em alta

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Ponto gatilho (Trigger Points)

Em qualquer situação de dor alguns pontos no corpo ficam tensionados, é um pequeno nódulo formando o que chamamos de ponto gatilho.
 
Ponto Gatilho  são nós nos músculos, que  são pontos sensíveis de  tecido mole. A irritação gera tensão  nessa  pequena  região, fazendo com  que a musculatura fique tensionada e poderão ser doloridos apenas ao toque. 

Podem  variar  em tamanho, desde  uma pequena elevação até um grande inchaço.

O que podem gerar: alongamento excessivos, movimentos repetitivos, movimentos bruscos rápidos, quedas, inflamação, estresse físico ou emocional, alterações posturais, fadiga muscular, hipertensão e deficiências nutricionais assim como as tensões do dia-a-dia.

Manifestam-se através de sinais clássicos que incluem algias  (dor num órgão ou região sem alterações anatômicas visíveis que justifiquem a dor) que podem ou não irradiar para outras áreas, fraqueza muscular,  e perda da amplitude de movimento (é o movimento completo e normal que uma articulação tem a capacidade de realizar) e o encurtamento muscular podem vir acompanhados de dor ou áreas de dormência. 

Os músculos mais frequentemente afetados por pontos gatilhos ativos são os posturais do pescoço, ombro, cintura pélvica e da mastigação.

A massagem sobre os pontos gatilho estimulam terminações nervosas que geram relaxamento muscular reflexo, aumentam a circulação. A estimulação na massagem pode ser feita por meio da pressão, posicionamento adequado e alongamento muscular.

Prevenção:
- Correção e manutenção da postura, no trabalho e em casa, até mesmo no andar. Necessário à nossa observação em relação ao posicionamento correto.
- Prática regular de exercício; por questão de relaxamento corporal, melhorando a flexibilidade
- Reeducação Postural: Alongamento dos músculos responsáveis pela alteração postural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário