O que está em alta

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Dores na coluna durante a gravidez


É muito comum mulheres grávidas sentirem algum tipo de dor ou desconforto lombar durante a gravidez e no período pós-parto.

São vários os fatores responsáveis por esse aparecimento da dor nas costas, como, por exemplo:
1) O aumento do tamanho do feto
2) Frouxidão ligamentar (é uma condição que ataca as juntas do corpo, as deixando mais soltas e piora as dores da gestação).


Ocorre um deslocamento do centro e gravidade para frente e consequentemente há uma acomodação do eixo do equilíbrio resultando no aumento da curvatura lombar (lordose).

Esse aumento leva a um desgaste das articulações intervertebrais causando dor e correndo o risco de aparecimento de lesão do disco.

A prevenção é um fator muito importante; posturas adequadas ao sentar, deitar ou nas atividades do dia a dia mantem a integridade das estruturas da coluna vertebral.

Se não for prevenida ou tratada durante a gravidez, poderá se agravar no pós-parto em virtude da fraqueza dos músculos abdominais e da sobrecarga física que os cuidados com o bebê impõem a mãe.


Os exercícios de alongamento, condicionamento físico e relaxamento feitos a partir do quarto (4º) mês de gravidez são importantes para manter a flexibilidade, prevenindo as dores nas costas e auxiliando no equilíbrio emocional. Também são fundamentais para a prevenção de lesões nas estruturas da coluna. Sob orientação do obstetra.
Natação, hidroterapia, hidroginástica ou simplesmente “caminhar “ são atividades que movimentam o corpo e são indicados para ser executados durante e o pós-parto.

O repouso e o relaxamento devem ser executados regularmente, pois a grávida se sente mais cansada.
Durante o repouso (dia / noite); importante mudar várias vezes de posição. A permanência por muito tempo em uma mesma posição pode ocorrer desconforto e dor.

OBS: Se persistir as dores ou desconforto nas costas deve procurar tratamento em qualquer período da gravidez; sob a supervisão de seu obstetra.

IMPORTANTE: A massagem é contra indicada para mulheres grávidas ou que querem engravidar. Porque estimula alguns pontos que correspondem as contrações uterinas e não se devem estimular antes do momento apropriado.

Trata-se de uma massagem energética, e o equilíbrio energético entre a mãe e o feito é muito delicado.


Source: Como cuidar da sua coluna nº 2 (Editora Paulus) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário