O que está em alta

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Terapia Neuromuscular

A massagem têm sido usados há milênios para ajudar a relaxar, acalmar além de oferecer a cura física. 

A massagem neuromuscular é uma forma especial de massagem que trabalha o sistema nervoso e sua interação com o sistema ósseo muscular, restaurando o equilíbrio entre os dois sistemas; manipulação dos tecidos moles (tensão muscular) que visa tratar as causas da dor crônica que envolvem os sistemas muscular e nervoso, ativando as funções neurais a partir de técnicas de pressão sobre pontos específicos, e com ênfase em estimular o corpo a se curar sozinho. 

Um pouco diferente de outros tipos de massagem em que uma pressão quase estática é aplicado à pele com o objetivo de estimular as áreas específicas de músculo esquelético.

Aplicação com resultados rápidos para o alívio da dor de origem muscular, assim como para a normalização das tensões musculares. 

Consiste em níveis de pressão alternada concentrada nas áreas de espasmo muscular.
A pressão da massagem geralmente é aplicada com os dedos, as articulações ou quando necessário com o cotovelo; para explorar tecidos em detalhe

Uma vez aplicada a um espasmo muscular (é uma contração súbita e involuntária de um músculo ou de um grupo de músculos, acompanhada por dor e restrição nos movimentos.) deverá relaxar em resposta à pressão aplicada pelo massagista. Se o músculo não relaxa em resposta à pressão, geralmente é porque ele está inflamado e serão dolorosos ao toque. 

A dor é causada pelo tecido muscular isquêmico (isquemia significa que o músculo está faltando fluxo sanguíneo adequado, geralmente devido ao espasmo muscular.)

Isso cria o seguinte processo indesejável:
*Como o músculo não está recebendo sangue suficiente e também não está recebendo oxigênio suficiente, a falta de oxigênio faz com que o músculo produza ácido lático (gera energia para o organismo, sendo a principal fonte de abastecimento de células cardíacas ou fibras musculares) ele faz com que o músculo se sinta dolorido após a atividade física.

*Depois que o músculo é relaxado através da massagem, o ácido lático será liberado do músculo, e o músculo deve começar a receber sangue e oxigênio suficientes. E ao decorrer da aplicação da massagem a dor vai se dissipando.

A massagem trabalha para estabilizar os baixos níveis de atividade neurológica para manter a função normal e saúde em geral, ela aciona pontos de circulação, de compressão do nervo, problemas posturais e problemas biomecânicos que podem ser causados por lesões movimento repetitivo.

Benefícios:
Melhora a função das articulações, restaura o desequilíbrio do sistema muscular, melhora a cicatrização, interferências neurais, disfunções posturais e biomecânicos (desequilíbrio no sistema ósseo muscular), fatores nutricionais e de bem-estar emocional. Além de beneficiar a flexibilidade e aumentar a circulação.

Importante:
* O ideal que a técnica seja aplicada por um profissional qualificado com um estudo bastante aprofundado. 
* Recomendado como uma terapia complementar e não deve substituir o tratamento médico.



Um comentário:

  1. excelente post mestre ! seus ensinamentos são ótimos e aguardamos com ansiedade novas postagens. abraços

    ResponderExcluir