O que está em alta

domingo, 1 de março de 2015

Saúde - coluna cervical / tendinite


O ato de abaixar a cabeça para verificar o celular durante longos períodos causa tamanha pressão
sobre a coluna cervical que pode resultar em danos irreversíveis.
Dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua cervical 27.2 Kg de peso, o que segundo uma pesquisa do instituto médico de cirurgia e reabilitação da coluna de Nova York.
O peso verificado pela coluna dramaticamente aumenta ao que o é flexionado em seus diversos ângulos. Pressão de 0 a 60 (graus).
Por causa do peso da cabeça, de 06 Kg na média para adultos, quanto maior a inclinação maior a pressão. Em postura ereta a pressão sobre a coluna cervical é de 4,5 Kg e 5,5 Kg.

A perda da curvatura natural da cervical leva a pressão gradualmente superior, isso pode levar a desgaste, ruptura, atrofia precoces e possivelmente cirurgia.
Enquanto é impossível evitar as tecnologias que causam esse problema, as pessoas deveriam fazer um esforço para olhar seus celulares com uma cervical neutra e evitar gastar horas torto.

O uso contínuo de celulares, vídeo games e tablets também podem gerar tendinite:
Está levando cada vez mais jovens e adultos aos consultórios de ortopedistas.
Os que usam os celulares para mandar mensagens são propensos a sentir dores principalmente nos polegares, porque a musculatura não está acostumada com esses movimentos.
A dor não quer dizer que já existe uma lesão nos tendões ou na musculatura. Mas é o 1º sinal. Então é preciso perceber se está digitando, sobrecarregando algum músculo ou se está com a postura errada.

As pessoas que utilizam por muito tempo os equipamentos não tem uma postura correta. Ficam com a cabeça posicionada para baixo e isso causa uma flexão da coluna cervical, que pode aumentar a tensão e causar dor.
Necessário fazer uma mudança radical para evitar o problema. Importante manter a postura correta.

OBS: Aquela dor que não melhora com repouso e se intensifica quando se faz esforço pode ser uma lesão.


Um comentário:

  1. Muito bom seu material, gostei e achei interessante, mais uma vez irei compartilhar Sensei!

    ResponderExcluir