O que está em alta

domingo, 2 de julho de 2023

Chi Kung

Significa: Chi ou Ki (energia e cultivo) e Kung ou Gong (trabalho), cultivo da energia vital;
podemos dizer que “em essência” é o estudo da energia. Manutenção da saúde física e mental, longevidade e elevação espiritual.

Trata-se de uma grande diversidade de técnicas que incluem a mente, o exercício físico e a respiração para favorecer estados de calma, melhorar o desempenho e gerar bem-estar.

Postura e movimentos, exercícios simples e suaves em que a respiração, mente estão direcionados em um único objetivo trabalhando o ser no seu todo. A respiração e a concentração estando em sintonia podem ser consideradas um estado meditativo.

Sua prática permite que a energia vital circule de maneira equilibrada e harmoniosa por todo o nosso corpo.

Doenças tem origem em desequilíbrios no fluxo de energia vital em nosso organismo, causadas por fatores EXTERNOS (frio, calor, secura, umidade, vento e fogo), fatores INTERNOS (tensões emocionais) e fatores variados como hábitos, postura, alimentação, condições sociais e de trabalho, traumas e excesso de atividade física e sexual.

A mente tranquila é o principal fator de saúde, porque permite o livre fluxo de energia, mantendo a capacidade do corpo em obter saúde e vitalidade.


BENEFÍCIOS:

Desenvolve e melhora a capacidade de concentração; revigora e estimula o cérebro; tranquiliza e pacifica a mente; estimula a criatividade; promove o autoconhecimento; melhora a flexibilidade do corpo; beneficia os sistemas respiratório e circulatório; fortalece o sistema imunitário; estimula o metabolismo e previne o aparecimento de doenças; promove o desbloqueio de energia do corpo contribuindo para o bem-estar físico e emocional; contribui para a manutenção da saúde.

*Psicomotores (funções motoras e psíquicas): melhora a coordenação dos movimentos, o equilíbrio, a flexibilidade, aumenta a estabilidade emocional.

*Cognitivos (aquisição de conhecimento): aprofunda a consciência do “eu”, melhora a concentração e o raciocínio, estimula a memória e a criatividade, melhora a aprendizagem.

*Energéticos: promove a consciência do corpo e o equilíbrio energético, uma maior confiança em “si” com o outro e com a natureza.


Descobrir o equilíbrio interior é encontrar um espaço de paz e calma no seu processo de crescimento; inspirado nos movimentos e no poder da natureza, trabalha a energia do céu da terra.

Lau Tzu fundador do Chi Kung: “ a vida é o bem mais precioso deste mundo, e para ter uma vida longa o único caminho é através da virtude (humildade, alegria e tranquilidade)”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário