O que está em alta

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Saúde – Semente de girassol ( Sunflower seed )

A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares.

Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los.

 “A semente de girassol contém elevado teor do ácido graxo polinsaturado linoléico (ômega 6) e do ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), nutrientes essenciais ao organismo, ou seja, não produzidos pelo corpo. Por isso, precisamos extraí-los da alimentação.


Benefícios
Quando ela é torrada, produz importantes nutrientes como vitaminas do complexo B, vitaminas E e D, fósforo e potássio.

As vitaminas do complexo B contribuem para a manutenção da saúde da mente, combatendo a ansiedade e a depressão. E ainda ajudam a manter olhos, cabelos, fígado, pele e nervos saudáveis. 

Por outro lado, a vitaminas D, quando em contato com o sol, previne doenças nos ossos como a osteoporose e a vitamina E, em conjunto com o selênio, também encontrado no produto, protege as células contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Por fim, o fósforo, que faz parte da composição das membranas celulares, dá mais solidez aos ossos e dentes e atua no metabolismo dos glicídios e nas contrações musculares.

Como consumir
A melhor forma de consumir a semente de girassol é torrada e sem casca. Entretanto, se você decidir acrescentá-la a suas receitas, o mais indicado é fazê-lo torrada e com casca.
Óleo de Girassol: De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas.


2 comentários: