O que está em alta

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Saúde - Amaranto


Amaranto auxilia na redução do colesterol e age na depressão.


Considerado uma cultura nativa no Peru. Foi uma grande cultura alimentar dos astecas, estimam que foi domesticado entre 6.000 e 8.000 anos atrás.


Considerado um alimento funcional devido ás quantidades de substâncias benéficas à saúde.
O grão possui cerca de 15% de proteína (valor superior ao trigo e do milho) e alto teor de fibras. É rico também em triptofano, o aminoácido que produz a serotonina que auxilia na prevenção e tratamento da depressão.


O amaranto pode ainda ser utilizado como fonte de zinco, fósforo, cálcio e ácidos graxos insaturados, que são as gorduras saudáveis. Reduz os níveis de colesterol sanguíneo. 
Pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais na forma de grãos, flocos ou farinha. Possui maior teor de gorduras saudáveis para o corpo como mono e poli-insaturadas.



Prevenção de doenças cardíacas: o consumo regular pode ajudar na redução dos níveis do colesterol total do sangue. Rico em antioxidantes atua na prevenção de doenças do coração e do câncer.

Colabora no emagrecimento: rico em fibras solúveis que aumentam a saciedade evitando a ingestão de comida gordurosa ou industrializadas prejudiciais à saúde. São também importantes para regular o funcionamento intestinal, ajuda a diminuir o inchaço abdominal.
Formas de consumo: os grãos podem ser adicionados aos sucos, vitaminas, sopas e saladas.

Um comentário: