O que está em alta

terça-feira, 5 de junho de 2018

Emoções / Sentimentos


Os fatores internos que nos causam doenças, relacionam-se diretamente a energia vital (ki) e estão intimamente ligadas as nossas emoções.



Cada emoção que sentimos mobiliza nosso corpo e nossa mente para enfrentarmos um determinado desafio podendo gerar desequilíbrios.

Emoções são impulsos para uma ação imediata com a finalidade de lidar com a vida. É uma maneira de sentir e de agir.

São oscilações do sentimento expressadas pelo comportamento.
As emoções não são necessariamente boas ou ruins por si só, variando com a idade, pressão social, meio ambiente e com o movimento da vida que atravessamos.


Uma emoção pode adquirir um grau maior ou menor de intensidade e importância repercutindo no bem-estar do seu organismo.
Quando fluem com harmonia as emoções não interferem na saúde, mas quando alteram e desarmonizam nos fazer adoecer. 

São cinco as que mais interferem na harmonia causando doenças.
Os dedos correspondem a “emoções”, elementos e órgãos.


1. Preocupação: corresponde ao dedo polegar, associado ao estomago, baço-pâncreas. Disfunção causa diarreia; ombros arqueados e rigidez no pescoço.


2. Tristeza: corresponde ao dedo indicador, associados ao pulmões e intestino grosso. Acarreta uma perda de energia e de entusiasmo pela vida mesmo pelas coisas mais cotidianas. O excesso de tristeza leva a quadros de depressão.



3. Impaciência: corresponde ao dedo médio, associado ao coração, intestino delgado e aos aparelhos circulatórios e respiratório. Também associado a frustração, irritação e raiva. Sentimentos que podem aumentar o nível de estresse, obesidade e consequentemente prejudicando a saúde. Fator de risco para hipertensão.


4. Raiva: corresponde ao dedo anular, associado ao fígado, vesícula biliar e ao sistema nervoso. Emoção negativa: ódio, raiva, rancor corroem por dentro e envenena a alma.

5. Medo: corresponde ao dedo mínimo, associado aos rins. Estado emocional que surge perante a uma situação de eventual perigo. Desencadeia no corpo uma contração muscular do tronco.

Fonte: Pesquisa nas obras do mestre Mantack Chia

Nenhum comentário:

Postar um comentário