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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Alongamento


Boa parte da falta e saúde é causada diretamente pela falta de atividade física, o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo a vida toda.


É um importante elo entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantem os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a concretizar a transição diária da inatividade para atividade sem tensões indevidas.

O alongamento antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns como: distensões da canela ou inflamações do tendão de Aquiles, ombros, cotovelos e joelhos.

Fáceis de fazer e benéfico a saúde, mas quando realizados de forma correta; na forma incorreta podem na realidade fazer mal. A forma correta não causa dor, pois a dor é uma indicação de que alguma coisa está errada.

Feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular, flexibilidade e segundo os diversos níveis de tensão. O objetivo é a redução de tenção muscular, o que em decorrência promove movimentos mais soltos e não um esforço concentrado.

Às sensações sutis e revigorante dos alongamentos permitem entrar em sintonia com os nossos músculos; é uma atividade completamente ajustável à pessoa, necessário que se pratique devagar, dando ao corpo e a mente tempo de se acostumar ás tenções da atividade física.

Observe os animais; o gato e o cachorro instintivamente sabem como alongar-se.

Quando fazer:
 - De manhã: antes de começar o dia.
 - No trabalho: para aliviar as tensões, depois que ficar muito tempo sentado ou de pé.

Benefícios:
 - Redução de tensões musculares, sensação de um corpo mais relaxado.
 - Coordenação, os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.
 - Prevenção de lesões ou distensões musculares.
 - Desenvolve a consciência corporal, você aprende a conhecer seu corpo.
 - Libera os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
 - Ativa a circulação.

ATENÇÃO:
Caso tenha sofrido de algum problema físico ou se tiver passado por alguma cirurgia principalmente nas articulações e músculos, consulte um médico antes de dar início a um programa de exercícios ou alongamentos.