O que está em alta

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Postura correta ao dirigir / cuidados com a coluna vertebral


Simples mudanças de hábito que podem aliviar e corrigir muitos problemas relacionados dores na coluna quanto ao mal posicionamento e para quem dirige por longos períodos.


Postura correta ao dirigir:  importante manter sempre uma boa postura ao conduzir o veículo, nunca dirigir com os braços e pernas esticadas, eles devem permanecer levemente inclinados para impedir que sejam lesionados.

O corpo deve ficar preso ao banco, o assento deve ser ajustado de modo a permitir o apoio da coluna e do pescoço.

O encosto muito inclinado para trás faz com que o motorista force os músculos do tronco e do pescoço lesionando as articulações da coluna. 
1º postura correta no banco
2º cotovelos devem ficar dobrados e o peito aproximadamente 30 centímetros do volante.
3º encosto deve ficar quase na vertical, a base do apoio da cabeça deve proteger a nuca.
4º mãos devem segurar o volante na posição nove e quinze, como ficam os ponteiros do relógio.
5º pernas devem ser levemente flexionadas permitindo alcançar o final do curso do pedal da embreagem.


Importante: a região da coluna mais afetada em acidente é a cervical e a toráxica, sendo a cervical mais suscetível à gravidade devido a sua mobilidade e possibilidade de atingir sistema nervoso e rompimento da medula.


Hiperextensão: extensão excessiva da coluna cervical que pode resultar danos na medula espinhal (fratura do Carrasco ou de enforcamento).

Hiperflexão: flexão excessiva do pescoço. Isso resulta em ruptura do ligamento cruzado posterior. O ligamento cruzado posterior (LCP) tem como função principal impedir a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur (joelho).

Cuidados com a coluna vertebral: É muito comum as pessoas se empolgarem e subestimarem as atividades que realizam, especialmente as mais simples. Sendo essas as principais geradoras de acidentes.
São exatamente elas as principais geradoras de acidentes. Podem levar a lesão da medula e paralisia total dos movimentos. 

O grande causador de lesões é o “excesso”; a prática esportiva é muito benéfica, porém importante ter atenção ao realizá-lo principalmente uma pessoa que leva uma vida sedentária no dia a dia.


Um comentário:

  1. Saudações nobre amigo, muito bom o seu post - feliz ano novo muitas conquistas e aguardo os novos deste ano.
    muita paz

    ResponderExcluir