O que está em alta

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ARTROSE - processo degenerativo de uma articulação

É a doença reumática que ataca as articulações, causada pelo desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, o que provoca aumento da fricção entre os ossos e leva à inflamação. 
Sendo mais frequente nos idosos, mas também pode ocorrer em qualquer idade. É bem mais comum nas mulheres do que nos homens.

Sintomas: Dores na coluna, nas articulações, no quadril ou no pescoço, dificuldade em movimentar devido à dor e deformação da articulação.
Não há um tratamento específico que cure totalmente este problema. Existem medicamentos e terapias que podem ajudar a reduzir a dor e a manter o movimento e a função das articulações.

A artrose piora progressivamente com o tempo e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliar a dor e melhorar a articulação.
Com o passar dos anos, o fluido que existe entre as articulações (líquido sinovial) se degenera bem como a cartilagem que recobre esse líquido (membrana sinovial). É um processo onde há degeneração da cartilagem.

Danos à cartilagem também podem estimular a calcificação em alguns pontos em torno das articulações formando os bicos de papagaio (osteófitos) quando acometem na coluna.
O local onde dois ossos se encontram é habitualmente coberto com um material similar a uma borracha e lubrificado chamado de cartilagem. A cartilagem permite que os ossos deslizem um sobre o outro com mínimo atrito, sendo, portanto, uma espécie de amortecedor.

O atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, que se caracteriza por um quadro de artrite.
Articulações mais frequentes pela artrose: ombros, punhos, dedos das mãos e dos pés, ancas e joelhos.

Na fase inicial a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A fase grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos causando dor, inchaço e limitação funcional.

Fatores de Risco: Idade elevada, obesidade, deformações ósseas, lesões articulares, esforço repetitivo, atividades desportivas de alto impacto e algumas doenças (Hipotireoidismo, gota, doença de Paget do osso, diabetes, podem aumentar o risco de contrair artrose).

Prevenção:
Alimentar-se de forma saudável e equilibrada, manter o peso ideal, beber bastante água, repousar (dormir bem), evitar em fazer esforços repetitivos, postura incorreta, usar roupas e sapatos adequados e a prática de exercícios físicos sob orientação de um educador.

O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, terapias alternativas e ou cirurgia.


Dica caseira:
semente de sucupira

O chá ou pomada de sucupira é recomendado para artrose e reumatismo, contém propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e analgésicas que reduzem a inflamação das articulações, melhorando o bem-estar. Utilizado no tratamento de dores. 
A recomendação é de que o chá seja tomado preferencialmente fresco. 

Informações adicionais: Utilizado também no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.

Um comentário: