O que está em alta

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Shiatsu


A palavra “shiatsu” composta dos elementos shi (dedos) e atsu (pressão), significa um método de tratamento de doenças por meio da pressão digital, método esse que se baseia em puro instinto. O qual não só cura doenças como também confere mais vigor e força mental, e pode ajudar os casais a conseguir uma vida conjugal mais feliz.

“ O coração do shiatsu é como o puro amor materno. A pressão das mãos faz a fonte da vida”.

Terapia: O tratamento profundo realizado pela compressão aplicada perpendicularmente com a polpa dos polegares. É descrito pelo Ministério do Bem-Estar (Japão) do seguinte modo:
  “ O Shiatsu é um tratamento no qual os polegares e as palmas das mãos são usados para aplicar pressão em determinados pontos a fim de corrigir irregularidades do corpo vivo, manter ou melhorar a saúde e contribuir para a cura de certar doenças”.

Como usar o poder do corpo: Não sendo apenas um remédio, baseando-se na atitude mental da pessoa que se submete ao tratamento, estimula a geração da força para evitar as doenças. Pode fazer milagres porque usa o instinto natural de pressionar as partes doentes do corpo e aproveita os próprios poderes naturais e maravilhosos do corpo. Hipócrates (o pai da medicina) referia-se a essa cura quando disse que a Natureza é medicina e que a medicina é serva da Natureza.

Efeito da terapia:  Cerca de 450 músculos ligados as extremidades dos ossos ao se contraírem produzem os movimentos do corpo humano. A contração é o resultado de um processo complexo que começa quando os nutrientes dos alimentos digeridos no estômago são absorvidos pelo duodeno e passam para o fígado, onde são transformados em glicogênio. Distribuído pelos músculos, através da corrente sanguínea; o glicogênio combina-se com oxigênio dos pulmões e por combustão gera a energia para a contração muscular.

O processo produz um resíduo chamado ácido lático que é o que causa a fadiga. Quando uma quantidade excessiva de ácido lático se acumula no músculo a contração trona-se difícil.  
A exaustão provocada por acúmulo excessivo de ácido lático nos músculos pode ser aliviada pela suspensão temporária de contração muscular, em outras palavras “ pelo repouso “.   A medida que conduzido pelas veias o ácido vai abandonando o músculo exausto, novo suprimento de glicogênio é trazido até ele através das artérias fornecendo nova fonte de energia para a ação muscular.

Se a fadiga muscular ficar sem correção durante muito tempo, os músculos se contraem de modo inadequado, produzindo assim irregularidades no esqueleto e perturbações nos vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos nos músculos. O resultado são as doenças.  A aplicação da pressão digital em um músculo que se contrai de modo inadequado devido ao acúmulo excessivo de ácido lático pode fazer com que 80% desse ácido sejam reconvertidos em glicogênio. Isso elimina a fadiga e com ela a contração inadequada dos músculos causadoras de doença.

A participação manual ativa no shiatsu otimiza os efeitos do tratamento, estimulando o sangue a circular pelas pontas dos dedos e evitando congestão sanguínea das outras partes do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário