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segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Saúde – Semente de girassol ( Sunflower seed )

A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares. Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los. “A semente de girassol contém elevado teor do ácido graxo poliinsaturado linoléico (ômega 6) e do ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), nutrientes essenciais ao organismo, ou seja, não produzidos pelo corpo. Por isso, precisamos extraí-los da alimentação.


Benefícios
Quando ela é torrada, produz importantes nutrientes como vitaminas do complexo B, vitaminas E e D, fósforo e potássio. As vitaminas do complexo B contribuem para a manutenção da saúde da mente, combatendo a ansiedade e a depressão. E ainda ajudam a manter olhos, cabelos, fígado, pele e nervos saudáveis. Por outro lado, a vitaminas D, quando em contato com o sol, previne doenças nos ossos como a osteoporose e a vitamina E, em conjunto com o selênio, também encontrado no produto, protege as células contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Por fim, o fósforo, que faz parte da composição das membranas celulares, dá mais solidez aos ossos e dentes e atua no metabolismo dos glicídios e nas contrações musculares.

Como consumir
A melhor forma de consumir a semente de girassol é torrada e sem casca. Entretanto, se você decidir acrescentá-la a suas receitas, o mais indicado é fazê-lo torrada e com casca.
Óleo de Girassol: De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas.


sábado, 1 de novembro de 2014

Exercícios de automassagem

Esta técnica milenar utiliza a pressão dos dedos para dissolver nódulos de 
tensão e proporcionar um relaxamento profundo na musculatura. Massagem 
alivia as dores no corpo, reduz o cansaço e ajuda a dormir melhor.
Para quem sofre com as dores musculares e quer relaxar sem precisar sair com 
exercícios simples é possível tratar inúmeros males.
Antes de iniciar a sua sessão, recomendado um banho bem quente para soltar a 
musculatura, deixando a água cair bem na região dos ombros e pescoço.  
Sentada em um lugar bem confortável:

Cabeça: Acariciar durante o banho, ativando a circulação do couro cabeludo. 
Faça círculos com a ponta dos cinco dedos, do topo da cabeça até a base do 
crânio. Pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos 
circulares.

Tensão no pescoço: coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e 
efetue movimentos circular. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las 
sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.
Pernas cansadas: flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no 
acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as 
mãos e siga pelo joelho até o calcanhar.

Região lombar: deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o 
outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da 
coluna. Ao invés das mãos.

Cólicas: posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione 
levemente o local por 15 segundos.

Antiestresse: solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 
20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. 
Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante 
todo exercício.

Tendinite: inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo 
de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, 
próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione (girar) o braço de um 
lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do 
antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

Intestino preso: deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no 
abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as 
pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto 
que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o 
exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado 
esquerdo do corpo.